O Windows 7 é um grande vilão no quesito "consumo de espaço em disco". Uma simples instalação "limpa" do sistema pode tranquilamente chegar perto dos 20 Gb de espaço em disco usado.

Mas principalmente para quem está entrando na onda dos HDs SSD, ou quem tem discos com menor capacidade este precioso espaço não pode ser disperdiçado desta forma, afinal temos coisas mais importantes para armazenar do que recursos inúteis do sistema operacional.

Seguem então algumas dicas para reduzir o consumo de espaço em disco do Windows Seven:

1 - Desative a Hibernação

A não ser que você tenha um notebook este recurso é totalmente dispensável. A hibernação do Windows consome do disco a mesma quantidade de memória ram disponível no PC, sendo assim em um computador com 8 Gb de memória a hibernação consome 8 Gb do HD.

Para desativar a hibernação abra o Executar (pressione as teclas Windows + R) e digite o seguinte comando: powercfg -h off. Depois basta dar um OK e a hibernação será desativada e o espaço em disco recuperado automaticamente.

2 - Reduza o arquivo de paginação

A chamada memória virtual do Windows também é um grande consumidor de HD, isso porque seu tamanho também é calculado com base na quantidade de memória do computador. Porém este recurso pode ser reduzido drasticamente ou até mesmo eliminado em computadores com 4 Gb ou mais de memória.

Para alterar esta configuração, primeiramente clique com o botão direito do mouse no ícone do Computador e escolha Propriedades. Na tela do sistema escolha a opção Configurações avançadas do sistema, em seguida clique no botão Configurações e na janela seguinte ative a guia Avançado.

Note que nesta janela temos uma seção chamada Memória virtual, clique no botão Alterar e defina um tamanho menor do que o atualmente alocado ou então deixe Sem arquivo de paginação. Não esqueça de clicar no botão Definir para salvar as alterações.

Eu aconselho deixar um tamanho mínimo de 1024 pois alguns aplicativos utilizam memória virtual para funcionar, assim se você desativar a mesma pode passar a ter problemas na execução de alguns softwares. O melhor é fazer testes e verificar o resultado.

3 - Limpe arquivos de backup do Service Pack

Se você instalou o pacote de atualizações SP1 provavelmente você tem vários arquivos de backup gerados automaticamente salvos em seu disco. Para liberar este espaço faça uma limpeza e elimine estes backups que não servem para nada após o SP1 estar instalado e funcionando.

Para fazer a limpeza abra o Computador, clique com o botão direito na unidade de disco (C:) e escolha propriedades. Na tela que se abre escolha Limpeza de disco. Marque as opções que deseja limpar e clique em OK.

4 - Limpe o cache dos navegadores

Enquanto navegamos na internet, muitos arquivos vão sendo armazenados no cache dos navegadores. Com o passar do tempo este cache vira uma bola de neve e até atrapalha o desempenho do PC. Para limpar e otimizar o cache de navegadores uma boa pedida é utilizar o aplicativo CCleaner que faz esta tarefa com perfeição e sem danificar o PC.

5 - Exclua pontos de restauração

O Windows cria automaticamente pontos para resturar o sistema em caso de falha ou até mesmo após instalar algum aplicativo que você não gostou. Mas estes pontos de restauração acumulan-se abocanhando até 12% do seu HD. Para mudar este cenário, primeiramente exclua os pontos de restauração antigos (o mais recente nunca é excluido).

Clique com o botão direito no Computador, escolha Propriedades e em seguida Proteção do sistema. Na janela aberta ative a guia Proteção do sistema, escolha a unidade de disco (C:) e clique no botão Configurar. Na tela seguinte clique no botão Excluir para eliminar os pontos de restauração, e depois configure a porcentagem de espaço reservado para esta tarefa para que fique em torno de 1 Gb somente reservado para isso.

Dica bônus - Compacte arquivos antigos

Muitos de nós tem o costume de guardar uma infinidade de fotos, vídeos, músicas que muitas vezes nem usamos mais. Faça uma organização em seus arquivos e compacte tudo que é antigo e que você não usa com tanta frequência em arquivos .ZIP ou .RAR. Fazendo isso estará reduzindo significativamente o tamanho dos arquivos, o que irá agilizar a leitura do disco pelo sistema.

Estão são as dicas de hoje, espero que sejam úteis para você... sabe de alguma outra forma de economizar espaço em disco? Participe e deixe seu comentário!

Mais sobre: ,