Se você faz compras online com certeza conhece o Mercado Livre e já deve ter "caído" por lá após alguma pesquisa por produtos através do Google, por exemplo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o Mercado Livre não é um site de ecommerce comum como tantas outras lojas virtuais que existem.

O ML é na verdade uma espécie de shopping onde várias empresas (e pessoas físicas) podem comprar e vender seus produtos, na prática isso significa que o ML não vende nada, apenas "aluga" o espaço para que vendedores negociem seus produtos.

Isso gera situações favoráveis ao cliente, pois devido à grande concorrência o preço tende a ser menor além de haver uma oferta mais variada de produtos. Mas, por outro lado temos os problemas que esse tipo de negociação pode trazer, como calotes, produtos falsificados ou que nunca chegam ao comprador.

Justamente para evitar esse tipo de dor de cabeça esse artigo foi escrito. A seguir você confere algumas dicas que quem compra pelo Mercado Livre há anos e já passou por diversas situações desfavoráveis.

Preço compatível

A regra básica é comparar o valor do produto desejado com outras lojas ou em sites de comparação de preços como o Buscapé, por exemplo. Desconfie SEMPRE de preços muitos baixos, afinal ninguém consegue fazer milagre vendendo legalmente no nosso querido Brasil.

Preços 10% ou 15% menores que a maioria das lojas estão dentro de um limite considerado possível, mas além disso é melhor ir com calma.

Produto novo ou usado?

Sim, existem produtos usados sendo vendidos por lá, então fique atento. Logo abaixo do título do produto há essa informação conforme pode ser visto na imagem a seguir:

ml 01

Produtos usados geralmente são vendidos por pessoas físicas que estão se desfazendo de algum item, fique atento a esse detalhe.

Quantidade vendida

O número de produtos vendidos (que também aparece na imagem acima) é um bom indicador para saber se o vendedor é confiável ou não. Quem está aplicando algum golpe dificilmente terá grandes volumes em venda.

Forma de pagamento

Alguns vendedores oferecem meios de pagamento direto, como depósito em conta, por exemplo, mas eu desaconselho fazer pagamentos por depósito ou boleto emitido diretamente pelo vendedor do produto. Ao invés disso use o Mercado Pago, que é a forma de pagamento gerenciada pelo próprio ML.

ml 02

Pelo Mercado Pago você poderá pagar com boleto e cartão de crédito, e a grande vantagem é que você não irá pagar diretamente para o vendedor, mas sim ao Mercado Livre, que por sua vez irá repassar o valor ao vendedor completando o ciclo.

Porém esse repasse apenas acontece depois de um determinado prazo (14 dias se não me engano), por isso, se houver qualquer problema com o produto que você comprou você poderá bloquear o pagamento até que a situação seja solucionada. Caso o vendedor não apresente uma solução para o problema o ML devolve o dinheiro pra você.

Importante: a única segurança para seu dinheiro é usar o Mercado Pago, fazer depósitos diretamente na conta de um vendedor é a pior forma de pagamento existente.

Reputação do vendedor

Todas as pessoas que compram no ML podem qualificar o vendedor após a compra, com base nessas qualificações é construída a reputação daquele vendedor. Essa informação é apresentada logo abaixo das imagens do produto conforme mostra a imagem a seguir:

ml 03

Observe os dados da reputação, acho que não preciso explicar muita coisa aqui. Basicamente você deve comprar de vendedores que tenham uma boa porcentagem de recomendação (acima de 97%), que tenham várias vendas concretizadas e alguns anos de experiência no site.

Outra características que pode contar pontos na hora da compra é a localização do vendedor/loja, pois isso pode influenciar no valor do frete do produto.

Logo abaixo da reputação você pode conferir ainda a opinião de quem comprou o produto e avaliou o vendedor. No final do anúncio você ainda tem um campo para enviar perguntas e sanar todas as suas dúvidas antes de efetivar sua compra.

Nota fiscal

Caso não haja informação sobre a emissão de NF na descrição do anúncio, use o campo de perguntas e questione o vendedor a respeito do assunto. Jamais compre produtos sem nota fiscal, pois você não terá direito a garantias ou qualquer outra proteção ao consumidor.

Ao receber o produto, confira a validade da NFe no site da SEFAZ pois há muitos espertinhos usando notas falsas para sonegar impostos e lesar clientes. Se receber uma nota fiscal falsa use o Mercado Pago para solicitar o bloqueio do pagamento e devolva o produto ao vendedor. Não alimente mais ainda a corrupção do nosso país!

Produtos importados

Tem muita gente vendendo produtos importados (principalmente da China) através do ML. Ao comprar esse tipo de produto esteja ciente de que o mesmo virá sem nota fiscal, pode ser retido pela Receita Federal e você pode ter que pagar todos os impostos de importação (geralmente 60% do valor do produto).

Outro aspecto que merece destaque é que o prazo de entrega para esse tipo de produto pode chegar a 3 meses ou mais, então antes de comprar questione o vendedor se o produto está no Brasil e tem pronta entrega.

Conclusão

Comprar no Mercado Livre não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas exige sim alguns cuidados básicos principalmente em suas primeiras compras, que é quando você ainda não conhece todos os tramites do sistema.

Com as dicas passadas acima, com certeza você tem condições de fechar boas negociações e evitar muitos problemas com caloteiros.

Boas compras!

Mais sobre: , , ,