Quem adquiriu um computador ou notebook com o novo sistema operacional da Microsoft deve ter notado a falta do famoso Menu Iniciar. Essa mudança impacta muito na utilização do computador, principalmente no início, pois levar o mouse para o canto inferior esquerdo da tela é um movimento automático quando queremos acessar aplicativos do nosso PC.

Para suprir um pouco a falta deste tão útil menu, vou ensinar como criar um menu para acessar as aplicações do computador de forma bem simples, vamos iniciar então...

Comece acessando a área de trabalho de seu Windows 8. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia e escolha Novo > Atalho. Na tela que será aberta, cole o seguinte comando no campo indicado: C:\Windows\explorer.exe shell:::{2559a1f8-21d7-11d4-bdaf-00c04f60b9f0}

Agora clique em Avançar e escolha um nome para seu menu, eu escolhi Programas.

Clique em Concluir e seu atalho estará pronto, acesse-o e veja que são listadas todas as aplicações do computador. Na verdade este caminho faz a mesma coisa do que se você pressionar as telcas Windows + Q no teclado. Para sair do menu basta pressionar ESC duas vezes.

Mas agora vamos melhorar um pouco este atalho, primeiramente clique nele com o botão direito do mouse, escolha Propriedades e na tela mostrada clique em Alterar ícone.

Escolha um ícone de sua preferência. Eu escolhi o ícone de um computador com uma lupa por cima, simbolizando a busca por alguma coisa. Selecionado o ícone desejado, basta clicar em OK duas vezes. A troca do ícone é totalmente opcional e não irá influenciar no funcionamento do atalho.

Depois de trocar o ícone, clique novamente com o botão direito sobre o seu atalho e escolha a opção Fixar na barra de tarefas. Clique e arraste o ícone na barra até ficar no primeiro espaço do lado esquerdo da tela.

Agora podemos dizer que temos um menu iniciar, ao menos para os programas do nosso computador. Lógico que este menu não tem todas as funcionalidades que estamos acostumados, mas já é melhor que nada.

Espero que tenham gostado da dica, até a próxima.

Mais sobre: ,