Antes de começarmos a falar sobre como o Cloudflare pode lhe ajudar, vamos entender do que se trata este serviço: o Cloudflare é uma CDN (content delivery network), ou seja, rede de entrega de conteúdo que possui servidores espalhados por todos os continentes e faz a entrega do conteúdo de um site através do servidor mais próximo à requisição de acesso.
Resumindo, quando você acessa um site que usa o Cloudflare, ele verifica em que país você está e procura o servidor mais próximo para lhe fornecer o conteúdo do site. Desta forma o tempo de carregamento do site reduz significativamente, proporcionando uma experiência melhor ao usuário.
Outro ponto importante é que o serviço funciona como uma cache do site, logo, muitas requisições ao servidor onde o site está hospedado são economizadas, o que reduz os custos com hospedagem e fornece um serviço mais confiável. Como se não bastasse, o Cloudflare ainda torna o site mais seguro, impedindo que computadores zumbis acessem o mesmo para disseminar spam ou malwares através do site.
Estatísticas de uso
A economia de recursos do servidor é considerável, e com certeza o serviço vale a pena. Na imagem abaixo temos um gráfico que mostra o que foi econimizado de requisições e banda no servidor para um site com média de 2.500 visitas diárias durante 30 dias:
Veja que praticamente 3/4 das requisições foram economizadas, e com a banda transferida não foi diferente. Podemos através desta estatística afirmar que um servidor com poucos recursos é capaz de suportar grandes sites utilizando o Cloudflare, e é justamente esta a intenção.
Cadastre-se
Para utilizar o serviço, a primeira coisa que você precisa é fazer um cadastro no site oficial, para que em seguida possamos configurar nosso site para usar o serviço.
Mas isso é assunto para o próximo artigo, por hora são estas as informações passadas. Aproveite e faça seu cadastro no Cloudflare, pois no próximo artigo da série iremos aprender a configurar corretamente um site para usar o Cloudflare.
Mais sobre: cloudflare, otimização, sites