Em nosso artigo anterior falamos sobre como o Cloudflare funciona e porque é vantajoso usá-lo, e hoje, veremos como adicionar um site no Cloudflare para começar a usar dos benefícios oferecidos por ele.

Cadastrando um site

Para início de conversa, precisamos cadastrar nosso site no Cloudflare, para isso acesse sua conta e na primeira tela exibida (Websites) terá a sua disposição um campo para adicionar um novo site. Apenas digite o endereço de seu site e clique em Add this website.

Aguarde até que o sistema verifique os registros de DNS do seu domínio, isso pode levar alguns segundos.

Quando a verificação estiver concluída será apresentada uma opção para prosseguir, apenas clique em Continue to step 2.

Na tela seguinte será apresentado um resumo com as entradas de DNS de seu domínio. Somente faça alterações nestes registros caso tenha conhecimentos suficientes em gerenciamento de DNS, caso contrário mantenha tudo como está.

Depois de verificado e estando tudo correto, clique em My settings look good, continue.

Na próxima etapa serão mostrados os servidores de DNS usados atualmente pelo seu domínio e também os endereços que devem ser usados de agora em diante.

Agora copie os endereços de DNS informados e vá até o painel de administração de seu domínio. Você precisa alterar os servidores de DNS conforme instruido na imagem acima. Vale lembrar que o painel de administração de domínios é diferente para cada empresa, portanto, adapte esta etapa conforme sua necessidade. No meu caso ficou asssim:

Após fazer a alteração, volte à tela do Cloudflare e clique no botão I've updated my name servers, continue. Uma tela de aviso será mostranda informando que você adicionou seu domínio com êxito.

Note que na imagem acima o domínio ainda aparece com um aviso em laranja informando que o DNS ainda não está atualizado. Isso é normal e para que tudo fique funcionando é possível que demore até 24 horas.

Depois que tudo estiver atualizado e funcionando o domínio será exibido da seguinte forma no seu painel do Cloudflare:

Agora sim seu site passou a usufruir dos benefícios de usar o Cloudflare. Encerramos assim nosso segundo artigo desta série com um site cadastrado e usando o Cloudflare, a próxima etapa é aprender um pouco mais sobre as funcionalidades que o Cloudflare oferece, mas isso é assunto para a próxima matéria.

Abraço à todos e até o próximo artigo!

Mais sobre: , ,