Como dizem nossos amigos portugueses, "Boaasss Pessoal!". Bem, depois de quase 1 século sem escrever nada para o Como eu Faço, quero voltar a ativa, sem promessas de 1 post por dia, nem 1 por semana, mas sim, sempre que eu tiver um bom artigo em mente.

Um tipo de série que eu tenho bastante vontade de produzir, é diretamente para "Youtubers", no caso, quem possui canal do Youtube, seja de vídeo aulas, comentários, moda,  games ou qualquer tipo de canal. Uma série, que ajude todos, mas lembrando, que isso não é uma receita, ou uma mágica que irá te tornar o maior "Youtuber" na atualidade, mas sim vai te ajudar a ir aperfeiçoando o seu trabalho e ganhando mais inscritos ao longo dos tempos. Youtube hoje em dia é um trabalho como qualquer outro (pra quem trabalha com Youtube obviamente), você não começa no topo dentro da empresa (só se você for um indicado do dono ou chefe, assim como noYoutube, se você for indicado por um Youtuber grande), você vai crescendo gradativamente dentro da comunidade brasileira de vídeos no Youtube, você começa como um simples "estagiário" com seu tempo de contrato e fica apenas se fizer um bom trabalho e se o trabalho que você está fazendo, está te deixando realizado profissionalmente, assim como no Youtube, você apenas vai ficar se você tiver aceitação do público e este trabalho que você está fazendo, estiver te realizando pessoalmente.

Após passar a fase de estagiário, vem uma parte bem difícil, que é a parte que você já está relativamente estabelecido com seu público e fazendo seu "ibope" aumentar mais, porém, você acha que não precisa melhorar e se quer, inovar com seu canal, acaba, que seu público desiste de assistir seus vídeos e você também não conquista novos inscritos. Essa é a hora, que você tem que pôr sua cabeça para pensar e tentar fazer o melhor para: VOCÊ, SEU CANAL E O SEU PÚBLICO (sejam eles, os novos inscritos ou os inscritos mais antigos). Comece revendo seus conceitos sobre um bom trabalho no Youtube, veja se você gosta do conteúdo que está produzindo, se não, veja o que pode melhorar dentro disso, e se está gostando, veja o que pode aperfeiçoar nele. Se você tentou aperfeiçoar, arrumou os possíveis erros que você viu e não adiantou... Bem, essa é a hora de inovar. No Youtube hoje, existe dezenas de milhares de conteúdos disponíveis a todos, então você não pode fazer igual ao Joõozinho que faz vídeos de um jogo X e o público dele gosta, se o público dele gosta, vai continuar gostando dele e não de você, não que você não possa fazer sobre o mesmo jogo, mas aborde um conteúdo diferente dentro dele, mude tudo em relação aos vídeos do Joãozinho. Tente abordar assuntos dentro de uma área não muito explorada dentro do Youtube. Mas daí você me pergunta: Qual área não é explorada no Youtube, ou não é explorada tão bem? Bem, isso cabe a você analisar o Youtube com um olhar crítico e imaginar em qual área você se encaixaria mais, já vi várias pessoas que faziam apenas simples tutoriais e simplesmente mudaram o rumo dos seus tutoriais apenas para um tipo de público, assim obtendo uma total aceitação desse público, carente de conteúdo de qualidade e exclusivo.

Eu pretendo abordar nessa série, toda essa parte, como passar por momentos conturbados dentro do Youtube, como fazer uma divulgação legal, entre outras coisas que são legais de abordar dentro deste assunto. E se você, que está lendo este artigo não for um Youtuber, você  pode ler também, se você pensa ou já pensou em um dia trabalhar com produção de vídeos, esta série pode ser um tanto interessante para você e uma coisa que eu, que não sou uma pessoa super experiente no Youtube digo é, se você tem tempo, invista no Youtube, compre um microfone, uma câmera ou qualquer coisa que você precise para gravar vídeos de qualidade e grave, dê o seu melhor, hoje em dia, para quem sabe aproveitar, o Youtube é um grande TRABALHO, digno como qualquer outro!

Mais sobre: