Estamos chegando ao final de mais um ano, e como sempre os golpes para extorquir dinheiro já estão aumentando significativamente, e olha que ainda estamos em novembro.

Este post, além de servir como alerta, tem como principal objetivo dar algumas dicas para você evitar desagradáveis surpresas com seus dados pessoais e financeiros. Sugiro que compartilhe esse artigo com seus amigos a fim de alertá-los sobre esse assunto, que infelizmente faz parte da nossa rotina.

1- Duvide sempre

A primeira dica é ficar sempre com "um pé atrás" na hora de buscar por ofertas "imperdíveis" para suas compras de final de ano. Você com certeza sabe o preço normal das mercadorias que pretende comprar, então não seja idiota a ponto de acreditar que um tablet de R$ 1.500,00 está sendo vendido por R$ 200,00 e que isso é uma "mega promo" ou faz parte da black friday.

Se houver uma diferença significativa de preço entre duas lojas, abra o olho e procure informações sobre a loja.

2- Reputação da loja

Existem sites especializados em registrar reclamações de consumidores, o mais popular é o Reclame Aqui. Nele você encontra relatos de pessoas que tiveram problemas com suas compras e também o nível de resolução dos problemas por parte da empresa.

Pesquisando pelo nome da empresa, você verá um ranking da loja em relação as reclamações registradas pelos consumidores.

reclame aqui

3- Cuidado com as lojas sem reclamações

Muita gente se ilude quando pesquisa por uma loja e não encontra nenhuma reclamação, e acha que isso é um bom sinal. Na verdade até pode ser, mas nem sempre.

Pesquise sobre o tempo de existência da loja, se ela for recente tome ainda mais cuidado, afinal, todos os dias são criadas lojas falsas para aplicar golpes. Uma forma de saber desde quando a loja existe é pesquisar sobre o registro do domínio dela, para domínios terminados em .br use o site do Registro.br.

Basta colocar o site em questão, por exemplo, americanas.com.br e você terá uma tela com várias informações, entre elas desde quando tal domínio está registrado.

registro br

4- Evite usar seu cartão de crédito em qualquer site

Sempre que possível use um gateway de pagamento (Pagseguro, Paypal, Moip, etc), pois nesse caso a loja não recebe seus dados financeiros, como número do cartão de crédito, por exemplo. Não é uma garantia, mas evita que seus dados circulem por ambientes desconhecidos.

5- Digite sua senha errada

Isso mesmo, nunca digite sua senha correta na primeira tentativa, principalmente em sites de bancos ou lojas. A web está repleta de sites falsos prontos para roubar suas informações, só que um site falso não sabe sua senha correta.

Por isso, se você digitar uma senha incorreta, o site falso irá aceitá-la como verdadeira e você evita o roubo de informações. Mas se o site avisar que a senha está errada, é sinal que trata-se do site verdadeiro e você está realmente digitando as informações no lugar certo.

6- Não use WIFI pública para fazer compras

Na verdade não use redes públicas pra nada, pois toda informação que nela circula fica livre para qualquer um interceptar. Quer apenas fazer uma pesquisa na web, tudo bem, mas nada de digitar emails, usuário ou senhas em qualquer site quando estiver conectado por uma rede pública.

Está cheio de "malandro" escaneando essas redes 24 horas por dia em busca de gente desatenta e sem noção, não facilite as coisas.

7- Tenha um bom anti vírus e o mantenha atualizado

Só um software anti vírus não ajuda muito se você não seguir as dicas anteriores, mas já é um começo e pode evitar que alguma ameaça passe despercebida. Se você costuma fazer muitas transações financeiras e compras online, adquira um anti vírus profissional e não confie apenas nos gratuitos.

Mesmo assim, tenha em mente que o melhor anti vírus é você mesmo.

Todo cuidado é pouco

O que vimos até aqui é o básico, mas ajuda a evitar uma grande parcela dos problemas. Agora cabe a você aplicar o que foi visto aqui e ficar de olhos bem abertos ao fazer suas compras na internet.

Espero que tenham gostado das dicas. Abraço à todos!

Mais sobre: , ,